• Curso Saber

Primeira fase do vestibular da UEL tem como tema 'museus'

Atualizado: 28 de Out de 2019

Em maio desse ano, realizamos um plantão interdisciplinar intitulado “Memória e Patrimônio Cultural”. Nossa equipe, composta por professores de varias áreas que dialogaram com o tema gerador, abordou assuntos que tinham como background o incêndio do Museu Nacional e a proteção e o acesso ao nosso patrimônio cultural e histórico.



Isso mostra que estamos alinhados com as principais provas do país.

Muito saber que nossos alunos fizeram a prova revendo os temas e o modo como foram abordados nas aulas e plantões.


Em suma: Missão cumprida! Abaixo a matéria publicada na Folha de Londrina em 21/10/2019.



A UEL (Universidade Estadual de Londrina) teve o primeiro vestibular descentralizado de seus 48 anos de história neste domingo (20) com o tema "museus".  Dos 22.594 inscritos, 6,57% (1.485) não compareceram para a prova, mas o número de ausentes foi menor do que o ano passado. Em 2018, a abstenção chegou a 7,64%.  As 60 questões objetivas de conhecimentos gerais foram pautadas pela importância dos museus enquanto instituições sociais e educativas e espaços de produção e difusão de conhecimento, de acordo com a universidade. Gabriel Adriano Siqueira, 19, conta que foi o vestibular que "mais enfatizou a arte" que ele já fez, entre provas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e UEM (Universidade Estadual de Maringá). Desde 2017 tentando entrar na UEL, o candidato considerou que foi a prova mais difícil.  Siqueira tenta medicina, mas já é estudante de pedagogia da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná). "As questões misturavam conhecimentos, tinha várias obras de arte. Tinha questão sobre o departamento de física da própria UEL", disse. Tatiane Souza, 18, considerou o nível de dificuldade da prova "mediano". A estudante de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) tenta direito. "A prova falou de Notre Dame, do Museu Nacional e de Brumadinho", relatou. Segundo a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da universidade, as obras de arte da prova mostram conteúdos vistos ao longo da vida escolar aplicados à vivência cotidiana, onde cada peça pode ser compreendida a partir de pontos de vista que consideram os saberes postos nas disciplinas básicas. "Por conta de acontecimentos como o [incêndio] do Museu Nacional e por conta do conhecimento que o museu traz, esse foi o tema. Todo o histórico do conhecimento está no museu", explicou Sandra Garcia, coordenadora da Cops. Neste dia de prova também foi comemorado o dia do arquivista, "foi também uma homenagem para a profissão que guarda essa história do País".

Descentralizado

Ainda que alguns vestibulandos passaram pela tradicional "corrida" para não perder a prova, apenas um candidato não conseguiu fazer o vestibular por chegar atrasado. Outros cinco não puderam fazer o exame por falta de documentação. Todas as ocorrências foram em Londrina. "Tivemos mais candidatos inscritos e menos ausentes e tudo ocorreu com tranquilidade", afirmou Garcia. Na cidade, foram 18 locais de prova, além da aplicação do vestibular nas penitenciárias estaduais e no Creslon (Centro de Reintegração Social de Londrina). 


Em Curitiba foram 2.417 candidatos que prestaram o exame e 572 em Cascavel (Oeste). Para o reitor Sérgio Carvalho, o vestibular descentralizado foi uma forma de abrir oportunidade para paranaenses que tradicionalmente não faziam provas no interior. "Fizemos um estudo e descobrimos que pouquíssimas pessoas da região de Curitiba e Cascavel vinham fazer provas na nossa universidade, conversamos com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) para que sincronizássemos as provas com eles e abríssemos o espaço de oportunidades para mais paranaenses". 


A UEL oferece 2.559 vagas em 53 cursos de graduação. Os novos cursos, biotecnologia e nutrição, ficaram entre os quatro mais procurados pelos candidatos, conforme lembrou Carvalho. Os cadernos de prova da 1ª fase deverão ser liberados a partir das 19h30 e o gabarito provisório deverá ser divulgado a partir das 20h, no site da http://www.cops.uel.br/v2/ . No dia 8 de novembro será divulgado o resultado da prova, às 17 horas.




Quer estudar e se preparar para as Provas da Segunda fase da UEL? Essa pode ser a sua tão sonhada chance de ingressar na Universidade. Esperamos por você!

O Curso Saber tem tradição em aprovar alunos. Se você deseja estar entre eles, o seu lugar é aqui! Com aulas 100% presenciais, o Saber reúne o melhor time de professores para ajudá-lo a conquistar uma vaga na universidade.





📞 43 3326-1212 📲 Ou mande um Whats para: 43 9 9943-5566

➡ R. Montese, 76. Londrina-PR. Ver no Mapa

(próximo à rotatória da Av. Higienópolis com Av. JK)


0 visualização
43 3326-1212
43 9 9943-5566
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
Curso Saber | Rua Montese 75, Londrina-PR.
Horário de atendimento do Curso Saber:
• De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h30, não fechamos para almoço e nem jantar.
• Aos sábados: das 8h às 17h30, não fechamos para almoço.
Logo Curso Saber